quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dicas para cuidar da casa no inverno

Nessa época do ano, o que mais queremos é ficar no quentinho debaixo das cobertas, não é verdade? Mas alguns hábitos são fundamentais para manter tudo organizado e poder aproveitar os momentos de descanso. Além disso, com as temperaturas mais baixas e o clima mais seco, é preciso tomar cuidado para que doenças não apareçam. Pensando nisso, separamos 6 dicas para cuidar da casa no inverno, facilitar a sua vida e deixar o lar bonito e saudável. Confira!

1. Deixe o ar circular
Com o friozinho, nossa vontade é fechar todas as janelas e portas pra manter o calor dentro de casa, mas isso não é uma prática lá muito saudável. Um ambiente fechado é propício para a proliferação de fungos e ácaros, que podem levar a muitos problemas de saúde, principalmente os respiratórios.
Portanto abra as janelas e portas e deixe o ar circular por pelo menos 1h diariamente, assim o sol entra, renova o espaço e você economiza com a farmácia.

2. Leve os casacos para tomar sol
Os casacos pesados, gorros, cachecóis e todos os outros acessórios de inverno ficaram guardados um bom tempo em cima do armário, não é? E com isso, é preciso alguns cuidados para que eles possam ser usados novamente.
Antes de desfilar por aí com os modelitos, lave-os ou deixe-os ventilando na sombra para eliminar todos os ácaros e poeira — atente-se à etiqueta da peça, pois muitas devem ser lavadas a seco. Lembre-se, também, de doar as peças que você não usa mais.

3. Lave as roupas de cama que estavam guardadas
O mesmo vale para as roupas de cama que ficaram guardadas por longos períodos. Lave-as e deixe-as secando em ambientes bem arejados, assim você evita alergias e outros problemas.
Vale lembrar que é bom trocá-las com frequência. Além disso, dê preferência aos edredons, uma vez que a maioria dos cobertores são o gatilho para o nariz começar a coçar. Ao guardá-las novamente, opte por armazená-las em sacos embalados a vácuo, impedindo a proliferação de microrganismos ou sacos e caixas de tecido com o ” Moffim” .

4. Mantenha o ar úmido
No inverno, o clima seco é bem comum, ainda mais se você utiliza aquecedores elétricos em casa, que podem intensificar o problema. Como solução simples e eficaz, você pode usar um umidificador no ambiente ou espalhar bacias com água pelos cômodos. Com isso, a qualidade do ar será bem melhor.

5. Dê adeus à sujeira
Os ácaros e outros microrganismos andam de mãos dadas com muitas doenças comuns no inverno e para lutar contra eles, nada melhor que uma boa limpeza.
Faça uma faxina pesada no início da estação e depois procure manter tudo limpo e organizado regularmente. Ao realizar a faxina, opte pelo uso de panos úmidos ou de microfibra,  aspirador de pó, em vez de vassouras e espanadores, evitando assim que a poeira suba e se espalhe.

6. Guarde os livros
Tomar conta da casa no inverno pode exigir diversos cuidados e para evitar que a poeira se acumule em objetos difíceis de limpar como livros e revistas. Uma boa dica é organizá-los em um armário fechado, poupando seu tempo na hora da limpeza. Mas lembre-se de abrir os armários de vez em quando pra que o ar também ventile ali dentro.
Seguindo essas dicas e tomando cuidados simples, porém eficientes, é fácil cuidar da casa no inverno, deixando o ambiente organizado e propício para aquele filminho com pipoca debaixo das cobertas.

Tendência de decoração Inverno 2017

A moda renova-se a cada estação e a decoração também! 
Com a chegada do Outono-Inverno, quer-se uma casa  confortável, veja a segui o que esta em alta nesta estação.

CORES CONFORTÁVEIS 
Se a ideia é dar um refresh à decoração, com base apenas nas cores, tomem nota: o intemporal castanho, nomeadamente em tons de caramelo quente; o cinza é o novo preto e com inúmeros tons, é elegante e combina com tudo; o amarelo mostarda e o azul intenso para um pop de cor nos dias mais cinzentos; e a grande novidade – os tons pastéis que vêm suavizar as decorações mais frias e escuras do Inverno.

INSPIRAÇÃO RÚSTICO-CHIQUE
Se há look que condiz com o Outono-Inverno é a decoração rústico-chique que combina, de forma intemporal e ultra-convidativa, a madeira, os pelos, as mantas axadrezadas, os cestos em verga, as velas, os elementos naturais e tons como o branco, castanho e verde, tão simbólicos da mãe natureza. Para quem quer dar um ar mais contemporâneo a este tipo de decoração, basta juntar metais, alumínios e outros elementos de inspiração industrial à madeira.

ESPELHO MEU, ESPELHO MEU
Os espelhos estão em grande destaque este Outono-Inverno e não tanto pelo seu uso prático, mas mais pelo seu efeito decorativo: a ideia é incorporar espelhos de formas diferentes na decoração, mas também espelhos pintados; podem encher uma parede de pequenos espelhos ou simplesmente pousar um espelho enorme no chão e deixá-lo encostado à parede.

MARAVILHOSO MÁRMORE
Esta textura e padrão deixou de ser exclusiva do chão e das bancadas, para saltar agora para o papel de parede, para os mais diversos objetos decorativos, para as almofadas e outros têxteis. O mármore invadiu as tendências em decoração para este Outono-Inverno!

 LOOK ÉTNICO-TRIBAL
O mix de cores e motivos étnicos oriundos dos quatro cantos do mundo (orientais, nativos, asteca, zen, norueguês, escandinavo…) são uma das fortes tendências para os meses mais , com destaque para tons quentes, peças em lã e peças tricotadas, madeira no seu estado quase natural, penas, cerâmica, barro, vidro soprado, cortiça e sempre com ênfase nos produtos exclusivos e feitos à mão.

COBRE CONTEMPORÂNEO
Depois de tantos anos dominada pelo dourado e prateado, eis que surge outra grande e inesperada tendência em termos de decoração: o cobre. Um material nobre, de inspiração vintage, que este Outono-Inverno surge com um look contemporâneo em peças decorativas, iluminação, tinta, papel de parede e até têxteis – vai ser difícil resistir!

VINTAGE PARA SEMPRE
Há já vários anos que o vintage se tem vindo a instalar nas tendências decorativas e este Outono-Inverno não é diferente: uma qualquer decoração só tem a ganhar com a inclusão de uma ou duas peças vintage, bem escolhidas para a decoração em causa, com significado e uma boa história para contar.