terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tendência retrô com ladrilhos hidráulicos


Sucesso nas décadas de 30 e 40, os ladrilhos hidráulicos retornam e ganham cada vez mais espaço na decoração e na arquitetura atual, misturando a alegria de estampas, mosaicos e cores com o requinte de um trabalho artesanal minucioso. 
As peças são feitas com areia, cimento, pó de mármore, pedras e corantes minerais, em moldes de ferro, um a um, em um processo completamente artesanal. Ao final da produção, depois de prensado, o material permanece submerso em água por 24 horas, por isso leva o nome de ladrilho hidráulico. 
Sua instalação dispensa rejunte porque sua dilatação é muito pequena, ao contrário da cerâmica. Porém, cerca de dois dias após a colocação, é necessário aplicar uma resina acrílica própria para ladrilhos hidráulicos, com oito horas de intervalo entre uma demão e outra, para impermeabilizá-lo e protegê- lo contra manchas. 
Bonitos e resistentes, os ladrilhos são ótimas opções para alegrar e diferenciar o ambiente. Você pode escolher uma estampa só ou fazer um mix de modelos diferentes. Atualmente, sua aplicação deixou de ser restrita ao piso, passando a aparecer também em portas, paredes, painéis, bancadas e até no teto.
Para mantê-los bem cuidados e sem manchas, água e sabão neutro são suficientes. É importante que nunca sejam usados ácidos, sabão em pó ou água sanitária. Uma vez por semana, indica-se passar um pano úmido seguido de uma camada de cera líquida incolor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário