segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O que você precisa saber antes de investir em papel de parede

Uma boa maneira de dar uma renovada no ambiente sem ter que comprar móveis novos é mudar a parede.

O papel de parede antigamente tinha ar de coisa velha e ultrapassada, mas foi completamente renovado, a tecnologia atual é bem desenvolvida  e seus desenhos acompanham as tendências da novidades em decoração.

Conheça os detalhes que fazem toda a diferença no seu ambiente.

Tipos de Papel de Parede
Antes de escolher o seu papel de parede é importante ressaltar a grande durabilidade desse material, portanto escolha um modelo de papel que realmente lhe agrade. 

- Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis).
- Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronagens.
- Acetinado: acumula menos poeira, ideal para quartos de criança.
- TNT: quando afirmam "tnt" significa que imita tecido, mas não é de fato tecido
- Mica: feito a partir de pedras naturais.

Aplicação
Para que o papel de parede tenha um bom efeito, é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta.


Manutenção e Durabilidade

Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papel com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.

Superfícies
Se a parede estiver pintada é necessário apenas limpar a superfície retirando qualquer sujeira. Se já possui papel de parede é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente. Em parede de madeira ou azulejada é possível aplicar, desde que a superfície seja lisa e esteja limpa para evitar bolhas e ondulações. 

Precauções
Em termos gerais, papel de parede pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação.

O papel vinílico é o mais indicado na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido. Em ambientes onde há muito tráfego, como salas e corredores, deve-se evitar o uso de papéis delicados e frágeis. Nos banheiros, o maior cuidado é não utilizar cola à base de água, que pode desgrudar com a umidade.

Dicas de Decoração
Na sala, o papel pode ser aplicado em toda a parede e colocar um border (faixa decorativa) para dividir. Normalmente a parede é dividida horizontalmente e coloca-se na parte inferior uma cor mais forte e na superior um tom mais neutro. Outra opção é colocar modelos diferentes em paredes distintas. 

Uma opção que serve para qualquer ambiente é utilizar dois modelos de papel na mesma parede e depois aplicar um border, tornando o ambiente mais interessante.

 A criançada adora quarto temático. O papel de parede mais usado nesses casos é o de personagens ou esporte. As meninas adoram bonecas, já os meninos preferem o futebol. Atualmente tem borders com diversas estampas infantis, cores alegres, com desenhos que brilham no escuro, com personagens de desenhos e muito mais.

Para transformar um quarto de casal em um lugar ainda mais aconchegante, é comum usar papel com flores e tons pastéis, juntamente com espelhos. O papel de parede com frases famosas, citações românticas ou músicas é outra ótima opção. 

O lavabo fica muito charmoso com estampas de flores em cores mais amenas, como o marrom, bege e rosa claro.

Na copa e cozinha o revestimento diferenciado das paredes traz aconchego para o local, fazendo a divisão entre a área de preparo da comida e a área das refeições.

Quantidade
Os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem, geralmente, como padrão, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou 8 metros por 68 centímetros. O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos os listras é preciso levar em conta também o "rapport", ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.

Como retirar
Você pode utilizar água ou removedor de papel. Se o papel de parede for removível, com uma faca retire uma ponta do papel e puxe-a o mais próximo possível da parede, sem abrir muito para evitar que se rasgue. Para retirar o papel não-removível molhe-o com água morna e deixe agir por alguns minutos, depois retire usando uma espátula. Para o papel lavável use uma lixa grossa para raspar a superfície antes de molhar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário